azship logo

Fluxo logístico: conheça mais sobre os tipos, vantagens e etapas

compartilhe

Fluxo logistico

O fluxo logístico é composto por todos os processos envolvidos na comercialização de um produto, incluindo a fabricação, armazenamento e transporte, até a entrega ao consumidor final.

Portanto, o fluxo logístico leva em consideração fatores como rotas de entrega, meios de transportes e locais que serão utilizados como estoques e centros de distribuição.

Além disso, existem várias etapas que otimizam os processos internos e proporcionam mais qualidade ao serviço prestado, redução de custos e melhora da experiência do cliente. 

Em um e-commerce, por exemplo, após uma venda registrada no sistema, o produto é separado no estoque, segue para o setor de embalagens, é movimentado para a zona de frente, coletado por uma transportadora e entregue ao comprador.

Contudo, esse é um exemplo de um fluxo logístico sem grandes complexidades. No caso de empresas maiores, são necessárias soluções de integração de logística mais completas.

Tipos de fluxo logístico: entenda melhor cada um deles

Embora seja possível compreender o fluxo logístico de forma mais abrangente, ele é dividido em uma série de processos classificados de acordo com funções diferentes.

Por isso, confira os 4 tipos principais adotados pelas empresas!

Fluxo de materiais

O fluxo de materiais é o mais claro para a maioria das pessoas. Afinal, trata-se da entrada e saída de materiais, insumos, matéria-prima e produtos.

Portanto, a complexidade desta etapa está diretamente ligada às proporções das atividades de uma empresa. 

Então, um negócio que atua apenas internamente no país, trabalha com centros de distribuição espalhados pelo território nacional e pode contar apenas com o modal rodoviário.

Por outro lado, operações de exportação exigem meios de transporte mais complexos, por vias marítimas ou aéreas.

Além disso, o nível de tecnologia dentro dos estoques e armazéns também varia. Em alguns casos, não é preciso maquinário moderno e os recursos manuais são suficientes.

Mas grandes volumes de venda e armazenagem demandam a utilização de empilhadeiras, paleteiras e, até mesmo, softwares para ampliar os níveis de organização.

mulher organizando o Fluxo logístico em uma empresa.

Fluxo de informações

Em uma cadeia de suprimentos, não há apenas movimentação de materiais e objetos físicos. Na verdade, movimenta-se também muitas informações.

Isso porque nas entradas e saídas de mercadorias, ocorrem diversos registros em sistemas, para que haja controle devido sobre as operações realizadas.

Além disso, mesmo depois que uma mercadoria deixa o centro de distribuição, os softwares de logística, como o TMS da AZShip, são capazes de monitorar o trajeto das cargas até a entrega ao cliente.

Então, também é possível obter comprovantes de entrega digitalizados para que não fiquem dúvidas e incertezas sobre a conclusão do serviço.

Portanto, sem o fluxo de informações adequado, aumenta-se muito os riscos de falhas, desorganização e lentidão nas operações.

Fluxo financeiro

O fluxo financeiro é o tipo de fluxo logístico responsável por controlar todos os valores movimentados nas transações de uma empresa. Isso inclui tanto as compras quanto as vendas.

Portanto, trata-se do processo que abrange todas as etapas, desde o pagamento dos fornecedores até o recebimento dos valores dos clientes, incluindo demais custos fixos e variáveis.

Fluxo reverso

O fluxo reverso, também conhecido como logística reversa, é o último tipo de fluxo logístico. Trata-se do retorno de uma mercadoria para que seja feita a devolução, troca ou reparo de itens com defeitos ou avarias.

Além disso, utiliza-se o fluxo reverso como forma de aumentar a preservação do meio ambiente. Isso acontece em casos como o retorno de um produto para reciclagem ou descarte correto devido à presença de materiais específicos.

As etapas de um fluxo logístico

Para que todas as etapas de um fluxo logístico funcionem da forma correta e apresentem os resultados esperados, é preciso seguir algumas etapas fundamentais.

Entenda melhor a seguir!

Recebimento de mercadorias

O fluxo logístico começa com a chegada dos produtos ou insumos ao armazém ou fábrica. Então, eles passam por uma etapa de conferência e identificação e são levados ao estoque.

Sendo assim, esse processo também envolve o descarregamento do caminhão ou outro tipo de meio de transporte e registro de recebimento da carga.

Armazenamento

Partindo para a etapa de armazenamento, é importante que haja um controle de estoque eficiente para que todas as próximas fases do processo ocorram sem nenhum problema.

Afinal, a desorganização resulta em perda de tempo com a procura pelos itens, atrasos nas coletas e nas entregas e erros nas quantidades de produtos disponíveis. Consequentemente, pode haver duplicidade nos pedidos.

Também deve-se levar em conta as características de cada mercadoria armazenada, providenciando temperaturas e luminosidade adequadas.

Separação de pedidos (picking)

A etapa de separação dos pedidos, ou picking, em inglês, está totalmente ligada à qualidade do armazenamento. Isso porque tudo deve ser organizado e pensado para acelerar ao máximo esse processo.

Portanto, o objetivo é identificar os itens presentes em cada pedido com muita agilidade e precisão. 

Dessa forma, corre-se menos riscos de perder o prazo de entrega ou do cliente não receber exatamente o que comprou e até acabar recebendo itens a mais.

Embalo (packing)

Depois de separados, os pedidos precisam ser embalados para o envio. Esta pode parecer uma etapa simples do fluxo logístico, mas deve ser realizada com muita cautela e atenção.

Isso porque é preciso considerar as características de cada mercadoria e encontrar maneiras de acomodá-la com toda a proteção necessária para que nenhuma avaria seja causada durante o transporte.

Caso contrário, as solicitações por logísticas reversas aumentarão, assim como a insatisfação dos clientes e os custos com devoluções e reparos.

profissionais conferindo o Fluxo logístico em galpão com mercadorias.

Envio de mercadoria

Por fim, chega o momento de enviar a mercadoria ao cliente. Contudo, esta etapa só acontece da forma correta quando se tem sucesso em todas as etapas anteriores.

Então, para que não haja problemas durante a entrega, é necessário realizar negociações e acompanhamentos adequados do frete.

Em busca de soluções em logística? Podemos te ajudar!

Como você viu, o fluxo logístico consiste na integração entre diversas etapas da cadeia de suprimentos. Portanto, cada vez mais, é preciso investir na modernização dos processos para acompanhar a evolução do mercado e reduzir as falhas.

Por isso, a AZShip oferece soluções tecnológicas para construir estratégias logísticas mais eficientes e fornecer dados sobre as operações, possibilitando tomadas de decisões mais eficazes.

Além disso, contará com ferramentas capazes de rastrear e programar o status das entregas, assim como monitorar todos os custos envolvidos nos transportes.

Então, fale com um consultor e comece a transformar os processos logísticos da sua empresa!

E para acompanhar mais conteúdos como este, continue no Blog da AZShip.

Tags

Compartilhar post

ARTIGOS RELACIONADOS

Fique por dentro das novidades

×