azship logo

Entenda agora quais são os tipos de frete e qual a melhor opção para sua empresa

compartilhe

Tipos de frete

Você já ouviu falar de CIF e FOB? Esses são os principais tipos de frete disponíveis para as empresas que lidam com o transporte de mercadorias. Portanto, o conhecimento desses conceitos é fundamental para um planejamento estratégico eficiente.

Sendo assim, é preciso tomar uma decisão importante e escolher entre oferecer vários tipos de frete à disposição no mercado ou se especializar em algum deles.

Portanto, continue a leitura deste conteúdo elaborado pela AZShip e confira quais são as opções que podem expandir as atividades da sua empresa!

CIF

CIF é a sigla para Cost, Insurance and Freight — em português, “Custo, Seguro e Frete”. Trata-se de um tipo de frete em que o remetente da carga tem total responsabilidade pelo envio.

Portanto, inclui-se o gerenciamento de risco e a totalidade dos custos envolvidos. Sendo assim, o remetente deve pagar pelo frete na origem da postagem.

Contudo, isso não quer dizer que o comprador estará comprando com frete grátis. Na prática, as empresas costumam embutir os valores no preço final das mercadorias.

Então, o cliente paga um valor único — que inclui o preço do produto, impostos, seguro e frete — que posteriormente serve como base de cálculo para o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Portanto, para empresas que atuam com B2B, pode-se obter uma vantagem econômica com frete ser CIF. Afinal, é possível gerar uma redução de custos para contratar o frete com transportadoras parceiras.

Quais as vantagens do CIF?

Quando você opta pelo CIF como um dos tipos de frete ideais, a sua empresa gera mais comodidade para o cliente. Afinal, ele só precisará arcar com um valor único, sem ter que se preocupar com procedimentos logísticos de entrega.

Além disso, você terá autonomia para escolher as melhores condições de frete oferecidas pelas transportadoras.

Portanto, será possível levar em consideração custos menos elevados, prazos menores e condições de transporte adequadas para garantir a segurança da carga.

pessoas descarregando caixas. Imagem ilustrativa para texto tipos de frete.

FOB

Já no caso do FOB (Free On Board) — em tradução literal para o português “livre a bordo” — o remetente passa a ficar livre de qualquer responsabilidade sob a carga a partir do momento em que ela é despachada.

Sendo assim, o cliente se torna o responsável por organizar todos os processos logísticos envolvidos no transporte.

Isso inclui os custos com seguro e tributos como o ICMS, IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social).

Contudo, você pode depender do cliente ter um serviço logístico estruturado para que a entrega seja realizada com sucesso.

Quais são os modelos de contratação de frete disponíveis?

Além do CIF e do FOB, que são tipos de frete relacionados à formas de cobrança e atribuição de responsabilidades sobre as cargas, existem alguns modelos de contratação que levam em consideração outros aspectos desse processo.

Veja só como cada um deles funciona!

Contratação normal

Esta é a modalidade convencional de transporte, que envolve apenas o contratante e o contratado, sem outras partes envolvidas na prestação de serviços.

Portanto, neste caso, a mesma empresa é responsável por coletar e transportar a mercadoria até o destino final.

Subcontratação

Já no modelo de subcontratação, a empresa contrata para realizar o transporte terceiriza o serviço para uma transportadora parceira.

Geralmente, esse é um dos tipos de frete escolhidos quando o destino se localiza fora do campo de atendimento da empresa contratada no primeiro momento.

Dessa forma, é possível expandir a área de abrangência e aumentar a capilaridade do serviço.

Redespacho

O redespacho é um dos tipos de frete que utiliza duas transportadoras para completar o serviço. 

Sendo assim, uma empresa é responsável por realizar a coleta no endereço do remetente. Contudo, ela só leva a mercadoria até um ponto específico, despachando-a para outra transportadora.

A partir desse momento, a segunda empresa fica encarregada de levar o pedido até o destino final.

Caixas armazenadas em transporte. Imagem ilustrativa para texto tipos de frete.

Redespacho intermediário

O redespacho intermediário pode parecer confuso para algumas pessoas, pois a transportadora acionada não coleta a carga na origem e nem a entrega ao destinatário.

Portanto, o processo envolve mais empresas do que o redespacho convencional. 

Sendo assim, uma transportadora fica encarregada de fazer a coleta e levar a mercadoria até certo ponto. Então, é feito o redespacho a um parceiro, que completará mais uma parte do caminho.

Por fim, outra empresa assume a responsabilidade sob a encomenda e finaliza o serviço, atendendo o cliente final.

Em busca de soluções para a entrega de produtos? Conheça a AZShip

Como você viu, existem dois tipos de frete principais disponíveis para a sua empresa, o CIF e o FOB. Cada um deles possui vantagens e desvantagens, mas ambos são opções eficientes, dependendo do seu modelo de negócios e necessidades específicas.

Além disso, você pôde perceber que há várias maneiras diferentes de realizar a contratação do serviço de transporte, incluindo formas de aumentar o alcance das entregas por meio da colaboração entre parceiros.

Portanto, seja qual for a opção ideal para a sua empresa, você pode contar com o suporte da AZShip e implementar um software de logística TMS completo que otimizará todos os seus processos de transporte.

Então, você passará a contar com uma plataforma de contratação e gestão de cargas inteligente. Inclusive, com o acompanhamento dos trajetos em tempo real, alerta de ocorrências e criação de fluxos com todas as etapas das operações.

Os nossos consultores especializados estão sempre à disposição para tirar todas as suas dúvidas e orientar você no que mais for necessário.

E para mais dicas como estas, continue no Blog da AZShip!

Tags

Compartilhar post

ARTIGOS RELACIONADOS

Fique por dentro das novidades

×