azship logo

Tecnologia RFID: conheça mais sobre a ela e como pode ser utilizada

compartilhe

Capa Tecnologia RFID

Assim como a utilização de um sistema TMS, a tecnologia RFID pode ser a solução que sua empresa precisa para implementar um processo logístico mais automatizado e eficiente.

Afinal, o uso de radiofrequência permite acompanhar informações relevantes do processo logístico, diminuindo a necessidade de trabalho manual.

Pensando nisso, a AZShip escreveu este artigo. A partir de agora, você vai ver como essa tecnologia pode ajudá-lo a aprimorar sua gestão logística.

Para isso, vamos explicar o que é a tecnologia RFID, quais os tipos de etiqueta que existem, as vantagens que ela oferece e muito mais.

Boa leitura!

O que é a tecnologia RFID e como ela funciona?

A sigla RFID deriva do termo em inglês Radio-Frequency Identification que, em português, significa Identificação por Radiofrequência.

Assim, essa tecnologia captura informações digitais codificadas em antenas e RFID a partir de um leitor de ondas de rádio.

É interessante destacar que a tecnologia apresenta muitas vantagens quando comparada a sistemas que utilizam softwares de rastreamento com código de barras.

Por exemplo, podemos mencionar a possibilidade de ler as informações de uma etiqueta RFID fora da linha de visão.

Imagem de várias etiquetas com Tecnologia RFID.

Como essa tecnologia faz parte de um grupo chamado AIDC (Identificação Automática e Captura de Dados), ela pode identificar objetos automaticamente, bem como coletar e armazenar dados praticamente sem a necessidade de esforço humano.

Isso é possível graças à leitura de ondas de rádio. Para transmitir as informações para o leitor RFID, as etiquetas possuem um circuito integrado e uma antena.

Assim, o leitor converte as ondas de rádio em dados, que são transferidos para um sistema de host com o auxílio de uma interface de comunicação.

Dessa forma, as informações permanecem em um banco para que seja possível analisá-las posteriormente.

Portanto, perceba que um software de logística que utiliza a tecnologia RFID representa o futuro do controle de depósitos.

Entenda como surgiu  

O cientista Nikola Tesla foi o responsável por iniciar a transmissão de potência elétrica sem fio, enquanto desenvolvia testes sobre o envio de energia elétrica pelo ar.

Ao mesmo tempo, Heinrich Hertz tentava demonstrar que era possível detectar e distribuir ondas eletromagnéticas.

Porém, como não existiam geradores que pudessem aplicar essas teorias, somente 20 anos mais tarde as pesquisas mostraram que era possível usar identificação remota por frequência de rádio.

Com o passar do tempo, a RFID evoluiu, ajudando muito para as etiquetas. Assim, foi possível desenvolver protocolos para acessar dados do sistema em ambiente virtual.

arte explicativa sobre o uso da Tecnologia RFID.

Afinal, qual a diferença entre código e barras e RFID? 

O código de barras é uma tecnologia antiga, que surgiu nos Estados Unidos na década de 1970.

Ele consiste em uma sequência de 13 dígitos. Sua principal aplicação é em embalagens de produtos para o registro de informações, como fabricante, preço e descrição.

Porém, diferente da tecnologia RFID, a leitura de um código de barras não é muito flexível, pois exige o posicionamento correto da etiqueta próximo ao leitor.

Portanto, é possível dizer que a tecnologia RFID é uma evolução da leitura do código de barras.

Conheça os tipos de RFID

A tecnologia RFID usa antenas para o envio de ondas de radiofrequência. O leitor decodifica o sinal, transformando os dados em informações enviadas para um computador.

Sobre os tipos de RFID, existe a RFID passiva, que não tem fonte própria de alimentação e usa as frequências de rádio para transmitir o sinal.

Além disso, existe a RFID ativa, em que as etiquetas têm fonte própria de alimentação e, assim, conseguem transmitir o sinal em maior distância.

Vale destacar que, conforme o tipo de etiqueta que sua empresa utilizar, os valores investidos podem variar. Portanto, saiba mais sobre os tipos de etiqueta.

Diferentes tipos de etiqueta 

No caso das etiquetas ativas, as principais frequências usadas são 433 MHz e 915 MHz. Entre elas, a primeira é mais popular, pois é menos blindável por água e metal.

Por sua vez, as etiquetas passivas utilizam as frequências do leitor para obter energia e transmitir as informações.

Além disso, é possível reutilizá-las e obter novos dados em cerca de até 100 mil vezes. As mais usadas são as de 13,56 MHz, 125 MHz a 134 MHz e 865 MHz a 960 MHz.

Conheça as principais vantagens da tecnologia RFID

Araras de roupas com tags para controle.

Para uma boa integração de logística na sua empresa, a tecnologia RFID pode apresentar algumas vantagens. Por isso, vamos apresentar algumas a partir de agora.

Controle para estoque

É possível posicionar leitores pelo armazém de estoque para que ocorra uma atualização completa dos produtos armazenados.

Com isso, é interessante fazer uma varredura periódica para obter o número e a localização exatos dos itens do estoque.

Rastreamento em tempo real

Uma das principais vantagens da tecnologia RFID é o rastreamento de objetos em tempo real.

Afinal, ela evita a necessidade da contagem manual, podendo realizar o rastreamento de peças, itens e demais itens relacionados à movimentação de cargas em diferentes etapas do processo.

Além disso, ela permite o acompanhamento da localização da frota, empilhadeiras, paletes e itens de alto valor agregado.

Gestão de abastecimento

Os processos de produção, compra, venda e transporte de mercadorias são interdependentes.

Assim, a RFID ajuda a agilizar os processos de movimentação de produtos e torná-los mais seguros, como a separação dos pedidos, a distribuição e a entrega aos clientes.

Agora você já entende a utilização da tecnologia RFID

Neste artigo, você viu como a tecnologia RFID pode ajudá-lo a implementar uma boa gestão logística em sua empresa.

Dessa forma, fica mais fácil acompanhar todas as etapas do processo graças à leitura de etiquetas por radiofrequência.

Assim, escolha o melhor tipo de RFID conforme as necessidades do seu negócio e procure contar com esse apoio tecnológico.

Para usar a tecnologia a favor dos processos logísticos da sua empresa, conte com a ajuda da AZShip.

Com nossas soluções, você consegue estabelecer uma boa estratégia logística, gerir o transporte de produtos e tomar decisões com base em dados reais com facilidade e rapidez.

Portanto, fale com um consultor AZShip e saiba mais sobre como sua gestão logística pode melhorar com o nosso apoio. E se gostou deste conteúdo, continue acompanhando as publicações do Blog da AZShip.

Tags

Compartilhar post

ARTIGOS RELACIONADOS

Fique por dentro das novidades

×