azship logo

O que é logística? Entenda agora todos os detalhes sobre esse processo

compartilhe

O que e logistica 1

Para entender o que é logística é preciso saber que trata-se da área administrativa de uma empresa responsável pelo planejamento da distribuição de produtos. Especialmente na parte de transporte e armazenamento.

Em outras palavras, é o conjunto de estratégias que resultarão na entrega da mercadoria ao destino final correto e dentro do prazo estipulado.

Para isso, as empresas devem contar com uma boa integração de logística e uma gestão eficaz de supply chain (cadeia de suprimentos), começando pelo armazenamento da matéria-prima ou demais mercadorias e finalizando com a chegada até o consumidor.

Quais são os tipos de logística?

Na prática, compreender o que é logística quer dizer manter um bom controle de estoque, cuidar do armazenamento e planejar o transporte para cumprir com excelência todos os prazos de entrega.

Contudo, a complexidade dos processos logísticos se liga diretamente ao tamanho de uma empresa, ao nível de suas negociações e ao tipo de produto comercializado.

Portanto, um pequeno e-commerce é capaz de trabalhar com um estoque reduzido e utilizar as soluções de entrega simplificadas. Por outro lado, uma indústria com grande infraestrutura pode necessitar de transporte por aviões e caminhões.

Por isso, recomenda-se a utilização de um software de logística robusto e completo, como o da AZShip.

Então, confira a seguir quais são os tipos de logística presentes no mercado!

Suprimentos

A logística de suprimentos encarrega-se de garantir a disponibilidade de matérias-primas e insumos necessários para a produção de uma mercadoria ou realização de um serviço. 

Além disso, essa é a área responsável por criar planejamentos de fornecimento que não deixarão faltar materiais durante todo o processo produtivo. Logo, avaliando o ritmo de fabricação e a entrada e saída de pedidos.

Portanto, você pode imaginar o dia a dia de uma indústria farmacêutica: para fabricar os medicamentos, é preciso que todas as matérias-primas estejam disponíveis e nas quantidades certas para que não haja nenhum atraso na produção.

caminhões em estrada. Imagem ilustrativa para texto O que é logística.

Reversa

Você também pode conhecer a logística reversa como logística inversa. Ambos os termos relacionam-se à área responsável por garantir o retorno das mercadorias após a venda, quando necessário.

Então, se você já comprou um produto pela internet, não gostou e o devolveu, por exemplo, já fez a utilização de um processo de logística reversa.

Muitas empresas utilizam esse processo para criar modelos de negócios mais sustentáveis. É o caso das organizações que, após a utilização do produto pelo cliente, organizam a coleta das embalagens para reciclagem ou descarte adequado.

Produção ou logística integrada

A logística de produção também é conhecida como logística integrada. Ela engloba todos os processos responsáveis por transformar a matéria-prima em produto final, como controle dos SKUs (códigos de estoque dos produtos), fluxo de materiais, abastecimento e distribuição inicial.

Portanto, trata-se da correta elaboração dos meios de armazenamento e gestão das instalações de estoque, fabricação e distribuição. Ela tem a função de garantir que todas essas áreas estejam em harmonia.

Para tornar isso possível, a logística de produção se encarrega, principalmente, de analisar a sazonalidade e a demanda da mercadoria, verificar a eficiência das atividades e analisar os indicadores de desempenho. 

Logística de Distribuição

Então, para entender plenamente o que é logística, você deve conhecer a logística de distribuição. Ela está presente no final da linha de produção e garante que o cliente vai receber a sua compra dentro do prazo combinado.

Sendo assim, a logística de distribuição é responsável pelas seguintes etapas:

  • Analisar quais serão as melhores formas de transportar a mercadoria, levando cálculos de custos em consideração;
  • Checar a quantidade, tipo e condições das embalagens para manter a alta satisfação do cliente;
  • Gerenciar a expedição de produtos garantindo que os meios de transporte utilizados são os mais adequados;
  • Planejar as rotas de entregas prevendo custos com pedágios, combustível e outros detalhes;

Etapas do processo de logística

Procurando entender melhor o que é logística, você pôde perceber que trata-se de um conjunto de ações que, embora pareça simples, envolve diversas áreas e pessoas.

Portanto, para garantir que todos os processos logísticos da sua empresa funcionem bem em conjunto, você deve seguir algumas etapas essenciais. Confira!

Análise da demanda

É possível que você conheça a etapa de análise da demanda como “gestão de compras”. Ela é essencial para que você não corra o risco de lidar com a falta de produtos ou insumos nas prateleiras do estoque.

Portanto, deve-se avaliar qual é a quantidade mínima de suprimentos necessários, o volume de saída e a sazonalidade do mercado. 

Da mesma maneira, é preciso levar em consideração a capacidade máxima de armazenamento do espaço disponível para o estoque.

Armazenagem

Em uma empresa, é comum que os produtos comercializados apresentem características e finalidades diferentes, o que muda as condições ideais de armazenamento de cada um.

Portanto, a logística também envolve boas gestões de estoque no centro de distribuição. Esse é o local onde ocorrem a separação, embalagem e despacho dos pedidos dos clientes. 

Sendo assim, é fundamental que os horários das transportadoras estejam alinhados ao ritmo de trabalho nesses locais estratégicos.

galpão com cargas armazenadas. Imagem ilustrativa para texto O que é logística.

Distribuição

Por fim, a distribuição é a etapa mais ligada ao conceito de logística. Contudo, foi possível perceber que a realidade não é tão simples assim, não é mesmo?

Em todo caso, essa é a hora de definir as melhores maneiras de transportar as mercadorias. 

Sendo assim, deve-se pensar nos meios de transporte ideias, distâncias entre centros de distribuição e destinos finais, rastreamento das encomendas e custos com todas as operações.

Com o TMS seu processo de logística fica ainda mais completo

Como você viu, ao pesquisar sobre o que é logística, descobre-se que essa é uma área da empresa que envolve uma série de etapas interligadas de maneira complexa. Desde o transporte de insumos até a entrega de um produto ou serviço ao cliente final.

Por isso, é muito importante manter as operações da sua empresa atualizadas utilizando os recursos tecnológicos disponíveis. Pensando nisso, a AZShip desenvolveu o sistema TMS, uma plataforma capaz de trazer mais agilidade aos seus processos logísticos.

Você poderá elaborar uma gestão de cargas inteligente, aumentar a produtividade do seus times, gerir as ocorrências nos transportes em tempo real e mensurar indicadores de performance essenciais.

Então, fale com um consultor AZShip e transforme a logística da sua empresa!

E para continuar aprendendo novas formas de otimizar os processos da sua organização, acompanhe o Blog da AZShip.

Tags

Compartilhar post

ARTIGOS RELACIONADOS

Fique por dentro das novidades

×